Bem pessoal, para começar o ano nada melhor do que coisas boas não é? Então separei aqui, boa arquitetura para vocês apreciarem!
10 Mountain Dwellings em Copenhagen- BIG
Quem ainda não conhece esse escritório deve passar a ter o balado BIG na sua listinha de favoritos. Vencedor da categoria habitação no World Architecture Festival (WAF) este projeto é fruto de um trabalho incrível, onde as moradias se assemelham a um bairro suburbano de casas jardim fluindo sobre um edifício de 10 andares.
As moradias estão em Orestad e oferecem o melhor de dois mundos: a proximidade com a vida agitada da cidade, no centro de Copenhague, e a tranquilidade da natureza.
9 CCTV em Beijing- Rem Koolhaas e Ole Scheeren)
Embora não seja o edifício mais alto da China a torre CCTV projetada pelo OMA pode ser considerada um ícone. Definido pelo arquiteto Rem Koolhaas como “um laço dobrado no espaço”, o projeto não agradou de todo a população local resultando em diversos apelidos polêmicos ao edifício. Agradável ou não, é inegável que sua arquitetura e estrutura foram muito bem pensadas, as duas torres são unidas na parte superior e inferior, oferecendo continuidade dentro de todo o processo de produção televisão da CCVT.
Por causa da fama do edifício, os planos já estão em andamento para se tornar uma atração turística.
8 Selgas Cano Office em Madrid- Selgas Cano
Acredito que algumas pessoas já tenham visto este projeto, e se o tiverem com certeza vão lembrar na hora! O escritório sem dúvidas é um dos mais criativos e inspiradores que eu já vi, afinal, imagina você trabalhar em um ambiente assim? É um simples tubo no chão, e a ideia de “afunda-lo” é uma estratégia para aumentar o isolamento do edifício.
No interior os pisos rebaixados dão a sensação de estar imerso na floresta.
7 Jodlowa House em Cracóvia- PCKO
Em um local pitoresco, nos arredores da cidade de Cracóvia está localizada esta residência. Além de contemporânea também remete a natureza em seu interior com uma árvore incorporada ao projeto e o uso abundante de materiais como pedra e madeira. As vastas aberturas ajudam a trazer o exterior, inundando os ambientes com luz natural. Por trás dessas grandes extensões de vidro, uma piscina coberta garante o conforto térmico dos usuários além da vista panorâmica. Mas o melhor lugar da casa para apreciar estas vistas é a partir da torre de cinco andares.
A admirável fusão do vidro e aço fazem deste um dos melhores projetos.
6 Wategos Beach house em Byron Bay- Mackay and Partners
Localizada perto do topo de uma das praias mais conhecidas da Austrália esta casa ainda proporciona a sensação de isolamento e proteção, resultante do seu posicionamento e design. Quando foi comprada em 1960 a intenção era utiliza-la como casa de finais de semana ou aluguel porém o cliente começou a considerar residir permanentemente em Byron. Os acabamentos interiores em concreto, madeira e superficies em quartzo não competem com a paisagem. O layout simples do terreo com caixilhos até a laje, quando abertos, fazem uma ligação entre a área da piscina e estar, borrando a linha interior/ exterior.
O projeto incorporou uma série de elementos sustentáveis como aquecimento solar e grandes aberturas permitindo ventilação cruzada natural.
5 Showroom Ferrari e Maserati em São Paulo- José Wagner Garcia
Quem me conhece sabe o quanto eu sou fã desse projeto! Entre as exigências a cumprir o edifício deveria ter um caráter emblemático, aliado a faces transparentes para exposição dos veículos. A partir do corpo central em concreto se destacam dois corpos de vidro, onde lateral e fachada se transformam em uma única pele. A sala de reunião é um cubo em balanço, situada em um dos cantos superiores do interior do showroom.
“Fizemos questão de ter algo a altura da Ferrari, que causasse impacto visual”- José Wagner Garcia a Época negócios.
4 Spa House Cidade do Cabo- Metropolis Design
Esse projeto me chama a atenção faz algum tempo, tanto pela paisagem quanto pela sua arquitetura. A intenção principal segundo o arquiteto é integrar o edifício ao entorno e derivar sua poética das qualidades de seus arredores. A casa é concebida como um conjunto de elementos que paira, suspenso sobre as águas, com um terraço estendido na encosta da montanha.
O edifício funciona como um quebra-vento, protegendo a piscina dos ventos de sudeste.
3 Wadi Rum Resort na Jordânia- Oppenheim Architecture + Design
Como estamos falando de projeto, este aqui que ainda não foi executado mas acredito que se encaixa na categoria, correto? Está entre os concorrentes ao prêmio de melhor arquitetura experimental futurista. O escritório tirou partido da paisagem natural, a fim de apreciar o deserto ao redor. Assim sendo, residências, quartos e acomodações são construídos no penhasco, inseridos nas falhas e fissuras naturais da terra. Muitas superfícies e materiais construtivos não tem nenhum tipo de acabamento para atenuar essa linha de diferença entre o natural e fabricado.
As formas simples e arquitetura foram projetadas para melhorar a paisagem e proporcionar uma conexão direta entre o homem e a natureza.
2 Tod’s Building – Toyo Ito
Para quem não sabe em Abril desse ano o ganhador do Pritzer Price, considerado o Oscar da arquitetura, foi o arquiteto Toyo Ito. Este projeto da Tod’s não é um de seus mais premiados, mas chamou minha atenção pela sua complexidade dentro de uma forma pura. Seus braços de concreto além de imitarem a forma das árvores na avenida também servem, bem como as alternações entre vidros translúcidos e opacos, de brise impedir a total entrada de luz no interior da edificação.
O concreto também serve como divisor de ambientes no interior do prédio.
1 Fish House em Singapura- Guz Architects
Ok, vou confessa que esse escritório é o meu queridinho, para quem perdeu o outro projeto que eu postei deles veja aqui! A residencia combina uma magnífica paisagem com grandes aberturas, encorajando a ventilação natural que ameniza o clima quente da cidade de Singapura. As coberturas curvas simbolizam as ondas do mar, estas são em parte cobertas por painéis fotovoltaicos e o restante é utilizado como teto jardim, dando aos moradores mais um espaço de lazer.
Fish House é um projeto residencial modesto e ao mesmo tempo luxuoso, que dá aos moradores oportunidade de viver em harmonia com a natureza e conforto.
O que vocês acharam? Algum projeto que deveria estar aqui e eu não coloquei?? Ou algum projeto que NÃO deveria estar?rs Espero que tenham gostado tanto quanto eu gostei de fazer esse post!
I always was concerned in this subject and still am, thanks for putting up.
Pingback: Top 10 casas mais devassas do mundo!