Arquitetura de alta complexidade no Casa shopping

Em sua quinta reforma, o Casa Shopping (reivindica-se o primeiro especializado em decoração no Brasil) reúne mais de 150 lojas a céu aberto, com tudo o que você imagina para criar, reformar ou transformar seu ambiente. São doze blocos e quatro pavimentos, que abrigam, além das lojas, salas comerciais destinadas a escritórios.

Casa Shopping

O novo projeto de expansão inclui quatro blocos de lojas de decoração, conveniência e áreas corporativas, em um total de 27 mil metros quadrados de área bruta locável, sendo 7 mil metros quadrados de escritórios a serem inaugurados até agosto de 2013.

Casa shopping expansao

Mas o grande destaque da atual expansão do CasaShopping é a cobertura de vidro em forma de onda, batizada “Onda Carioca”, idealizada pelo arquiteto israelense Nir Sivan.  Sua construção estará a cargo da Seele, que assina projetos como a caixa de vidro da loja da Apple, em Nova York. Os cálculos estruturais são da alemã Knippers Helbig.

Cobertura metálica shopping

Esta cobertura de vidro ganhou o formato de ondas do mar no vão central, fazendo a ligação com a entrada principal. Toda a estrutura de aço e vidro, com uma área aproximada de 1.130 m2, será fornecida pela Seele, reconhecida internacionalmente pelos projetos de alta complexidade.

Cobertura metálica obra CS SEIXOS

O projeto, desenvolvido por Nir Sivan, usa como inspiração as paisagens do Rio de Janeiro e recebeu o nome de Onda Carioca devido às suas formas orgânicas que remetem ao movimento do mar. O espaço surpreende pela ausência de colunas e planeja envolver as pessoas e os carros que por lá transitam, assim como o faz uma onda do mar.

Cobertura metálica arquitetura

A estrutura de aproximadamente 52 metros de comprimento, 24 metros de largura e 14 metros de altura no ponto máximo, usa uma malha triangular de aproximadamente 110 toneladas de aço carbono pintado, formado por nós usinados e vigas soldadas, geralmente parafusadas. Com só 11 pontos de apoio (5 no nível inferior e 6 no nível superior) “quase a metade da cobertura fica em balanço para cada lado ”, explica a arquiteta e gerente do projeto da Seele do Brasil, Miriam Haag. A cobertura utilizará 503 peças triangulares de vidro low iron que, por utilizarem menos ferro, amplificam a transparência.
Devido ao desafio apresentado pela complexidade geométrica, toda a estrutura metálica será fabricada na unidade industrial da Seele situada na República Tcheca, visto que o vidro exige propriedades até hoje não desenvolvidas no mercado brasileiro.

Cobertura metálica obra

Na avaliação de Aquino, a “Onda Carioca” é a primeira cobertura em forma livre da América do Sul, devendo influenciar o surgimento de outras estruturas semelhantes em projetos complexos de aço e vidro no país.

 Fontes:

CasaShopping

OGlobo

EngenhariaeArquitetura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post Navigation