Hipismo, esporte lindo e elegante

O hipismo é um esporte muito antigo, praticado por um homem e seu cavalo. Já era praticado como competição desde os Jogos Olímpicos Antigos e até hoje exerce um incrível fascínio, pela beleza do esporte e pelo domínio do homem sobre um animal tão imponente.

Olimpi 2012

A modalidade mais conhecida no Brasil é o salto. Nessa modalidade o cavaleiro deve transpor de 12 a 15 obstáculos numa pista que mede de 700 a 900 metros. O vencedor será o cavaleiro que errar menos, em menos tempo ou, dependendo da modalidade, o que se aproximar mais do ‘tempo ideal’ estipulado pelas regras da competição. Potência, força, velocidade e obediência do cavalo são fundamentais nas competições de saltos.

Qatar 2014

Os países que mais se destacam atualmente no hipismo mundial são: Holanda, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Bélgica, mas o Brasil vem se sobressaindo nesse esporte nos últimos anos.

Hipismo

Além da emoção da competição e do encanto e beleza do animal durante sua apresentação, outra atração são os obstáculos, que devem ajudar, inclusive, na análise do domínio do cavalo perante objetos desconhecidos e, muitas vezes, ‘ameaçadores’ pelo tamanho ou formato muito diferente. Existem para isso os designers de percurso, ou de pista,  profissionais dessa área.

Separei alguns exemplos de obstáculos, revendo alguns saltos, em diversas competições pelo mundo:

Londres 2012

Pontispool Inglaterra

Obstáculo Júpiter

Jogos Equestres Normandia 2014

London 2012

Bremer Rides Beijing Mod Pen

London

Greenwich Park

Olimpiadas

Brasil

É um esporte realmente lindo de se ver e, com toda a preparação e o design do cenário de uma pista de salto, torna-se verdadeiramente fascinante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post Navigation