Ventiladores – solução nesse calor

Com o calor apertando, logo pensamos no ar condicionado. Mas ele tem algumas desvantagens, sendo que a principal delas é o alto consumo de energia. Então, se a intenção não é deixar o ambiente gelado, podemos optar pelo ventilador, ou pelo circulador de ar.

Eles tem funções parecidas, mas a principal diferença é que, como o nome já diz, o ventilador faz mais vento, ou seja, ele gera uma movimentação de ar mais forte, mas sempre direcionada, não a distribui pelo cômodo.

Ventilador de leque

O circulador, já é mais suave e distribui o ar produzido em direções diferentes e não favorece o ar em linha reta. A desvantagem é que quando o calor é muito grande, ele não é suficiente para refrescar o ambiente, porque gera apenas uma brisa, que se espalha pelo ambiente.

Circulado design

Agora temos também o ventilador Bladeless (sem hélices)!  Com design diferenciado, ele chama atenção pois não tem hélices e gera o mesmo ‘vento’ que os ventiladores convencionais. Não é mágica, na verdade um sistema interno distribui o vento ao redor do arco e este o direciona para o ambiente.

Bladeless

Uma das grandes vantagens desse modelo é que é muito seguro para as crianças, sem o perigo das hélices.

Ventil seguro

Existem três tipos de ventilador: os de teto, os de parede e os de mesa ou de pé. A diferença está no alcance e no direcionamento do vento.

Os de mesa são praticamente individuais, pois seu alcance não é muito grande e num ambiente grande não surte muito efeito.

Ventilador de mesa

Os de teto produzem uma brisa mais uniforme, espalhada por todo o cômodo e gerando climatização, mas o foco é concentrado na região imediatamente abaixo do aparelho. Sobre a eficiência dos ventiladores de teto, os com menos pás (2 ou 3) podem ter a mesma eficiência de outros, ou mais, pois o ângulo das pás e a velocidade são o que define a quantidade de ar levada.

Ventilador 2 pás

Os modelos nacionais trabalham com ângulos de 5 ou 6 graus, enquanto que os importados são mais próximos dos 15 graus. Mas quanto maior o ângulo e quanto mais pás, mais forte precisa ser o motor e maior o consumo de energia.

Ventil Hunter

Os modelos de parede enviam ar a uma distância maior, pois giram para os lados também; porém é aquele jato forte de vento, que pode gerar desconforto, papéis voando, etc.

Ventil de parede

Os modelos de pé seguem a mesma lógica dos de parede, porém com menor alcance. São mais indicados para uso pessoal, enquanto que os de parede podem ser usados em ambientes maiores, com mais gente.

Ventil de pé

É uma questão de analisar qual o mais apropriado em cada caso, pois cada tipo de aparelho tem suas vantagens e indicações específicas. Vamos tentando nos ‘refrescar’ da melhor maneira possível, enquanto o inverno (mesmo que seja tropical) não vem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post Navigation