Muitas vezes algo nos incomoda na decoração de casa e não sabemos distinguir o que é! Combinar mobiliário, cores e estilos de forma harmonica é uma tarefa difícil, mas aqui vão algumas dicas para te ajudar!
Misturar muitas cores ou estampas: A mistura de diversos tipos de tecidos coloridos e estampados também é um erro comum, não que não se possa misturar, mas há que ter uma harmonia simétrica nas combinações, por isso a necessidade de contar com a ajuda de um profissional com o olhar treinado para te orientar para que os elementos não sejam misturados aleatoriamente.
Mobiliário desconfortável: Nunca compre nada que seja desconfortável SÓ PORQUE é bonito! Esse é um dos erros mais comuns, principalmente na escolha de cadeiras e poltronas. Não se acanhe em sentar, balançar, experimentar, é não só um direito do consumidor mas também um dever! Atente-se também a altura da sua mesa, pois não há nada mais desconfortável do que ter que ficar “corcunda” para fazer uma refeição!
Não tente “apertar” algo que não cabe: Showrooms normalmente são muito maiores que sua sala de estar! Não tente colocar algo que não cabe na sua sala, fará com que o ambiente pareça apertado, desconfortável. O mesmo acontece quando o mobiliário é pequeno, vai fazer sua sala parecer uma casa de bonecas! Se você não puder contar com ajuda profissional, deve tirar as medidas do seu ambiente antes de comprar o mobiliário.
Tapetes “voando”: Talvez este seja o mais comum- e mais incômodo- dos erros. A mobília deve estar apoiada, os assentos devem ser como uma âncora para que o tapete não fique sambando no meio da sua sala! Para uma colocação ideal ele deve “sobrar” um pouco nas laterais e a frente das poltronas e cadeiras devem estar totalmente apoiadas nele.
Mobiliário encostado na parede: Para alguns pode ser novidade, mas encostar seus sofás e poltronas na parede só é uma boa opção se você pretende dar uma festa e colocar uma pista de dança no meio! Caso contrário, coloque-os mais próximos para criar um ambiente mais intimista, propício para uma boa conversa.
Flores falsas: Ok, é um tema controverso! Mas colocar flores falsa são sim um erro, considerado cafona para muitos. Elas juntam poeira e sujeira, NÃO trazem vida para sua casa (já que normalmente é essa a intenção) como as flores reais, que tem aparência e cheiro melhor. Ter flores frescas é caro, mas há soluções alternativas que você também pode colocar como hastes de bambu seco, ou salgueiro para uma aparência fresh.
Esconder as janelas: Pendurar o varão da cortina baixo é um erro constante e pode fazer com que seu ambiente pareça menor do que realmente é. Se não tiver cortineiro de gesso, procure colocar o varão o mais próximo possível do teto para criar uma sensação de altura, generosidade.
Vítimas da falta de iluminação: Iluminação é fundamental. Um dos itens mais importante ao pensar no projeto. Sua casa deve ter a maior iluminação natural quanto possível, por questões estéticas, funcionais, até de sustentabilidade e economia de energia, nunca bloqueie vidros e janelas! Pelo contrário, coloque espelhos para que a iluminação tome conta dos seus ambientes!