Hoje vamos ver algumas cadeiras e poltronas com designs famosos; sempre muito arrojadas e que foram, são e serão ‘atuais’ por muito tempo ainda.
CADEIRA WASSILY – 1925
Designer: Marcel Breuer
O aço é a grande novidade, essa cadeira é feita de tubos de aço cromado com assento de tiras de couro.
LE CORBUSIER – 1928
Designer: Le Corbusier
Essa poltrona de Le Corbusier, que é considerado um dos arquitetos e designers mais influentes do século XX, tem sua armação feita com tubos de aço cromado e assentos soltos.
Designer: Mies Van der Rohe
É uma das mais famosas no mundo. Composta de duas barras curvas de aço inoxidável que se cruzam de cada lado, assento amplo e estofado com espuma de borracha, apoiado em tiras de couro. Sempre esteve associada ao luxo.
Designer: Charles Eames
Cadeira com dimensões incomuns, especialmente pela altura do assento, com design de curvas inusitadas e de composição e estrutura em madeira compensada, numa época em que a fabricação de mobiliário com esse material estava iniciando.
Designers: Charles & Ray Eames
Cadeira projetada em fibra de vidro, com pés tubulares cromados, com uma base em cruz de madeira.
BUTTERFLY CHAIR – 1948
Designers: Ferrari-Hardoy, Kurchan and Antonio Bonet
Também conhecida como BFK Chair, em referência aos criadores. Foi desenhada em 1948, em Buenos Aires. Feita em couro de vaca e armação de ferro tubular.
CADEIRA TULIPA – 1955
Designer: Eero Saarinen
Desenhada para complementar a mesa de jantar Saarinen, com ou sem braços, usando estrutura em alumínio fundido revestido e concha superior em fibra de vidro; seu desenho original tem a almofada em tecido e o estofado é removível com velcro.
EAMES LOUNGE CHAIR & OTTOMAN – 1956
Designers: Charles & Ray Eames
Em exposição permanente no museu de arte moderna de Nova Iorque, a cadeira e o puff são provavelmente uma das mais peças conhecidas no mundo, em madeira e couro seu desenho e materiais são totalmente atemporais.
Designer: Verner Panton
A característica crucial desse modelo é a parte inferior curva. Desenvolvida inicialmente em madeira laminada; finalmente, em 1967, foram produzidos os primeiros protótipos em fibra de vidro.
Designer: Arne Jacobsen
Moldada em fibra de vidro, em forma de casca de ovo, possui base giratória em alumínio. Extremamente confortável, faz grande sucesso até hoje.
Designer: Verner Panton
Essa peça foi projetada para o restaurante de seus pais e muito admirada por um cliente, que se ofereceu para colocá-la em produção. Feita em fibra de vidro, com o estofado de espuma de poliuretano e a base, em forma de cruz, de aço inoxidável.
Designer: Eero Aarnio
Uma das vantagens dessa criação é a acústica. Os ruídos externos diminuem bastante quando sentados nela. Aarnio é conhecido por ser pioneiro no uso de materiais plásticos, introduzindo, inclusive a fibra de vidro em suas criações.
WIGGLE CHAIR – 1972
Design: Frank Gehry
Essa cadeira foi projetada, assim como todo um conjunto de mobiliário, usando como matéria prima o papelão ondulado, com um design de muitas curvas.
GHOST CHAIR – 2002
Designer: Philippe Starck
Essa é uma cadeira Luis XV revisitada, em policarbonato injetado. Aliando a forma ao material dá o toque irreverente do designer.
Designers: Erwan e Ronan Bouroullec
Um design que permite a privacidade pessoal, sendo muito confortável, tanto em um ambiente de escritório como de um jantar familiar. Usando poliamida e fibra de vidro na estrutura do assento e do encosto, com estofados de espuma de poliuretano.
Gostaram? Vontade de ter cada uma delas em casa!
Beijos!