As antigas casas de fazenda tinham grandes varandas onde se reunia a família ou recebiam convidados para conversas e reuniões mais informais. Hoje, com a redução de espaços, as varandas foram praticamente abolidas das residências, a não ser nas chácaras ou casas de praia, onde ainda há muito espaço.
Os edifícios residenciais estão valorizando esses espaços e, mesmo que seja bem pequena, a varanda é quase uma constante nos apartamentos.
Por menores que sejam, podem ser transformadas em atraentes jardins ou cantinho de leitura, basta utilizar os elementos adequados.
Um jardim vertical pode ser uma boa opção para dar vida a uma varanda pequenina.
Varandas fechadas com vidro ampliam um ambiente e se tornam uma continuação do living, podendo ser uma ótima solução para os aptos menores.
A varanda gourmet vem fazendo sucesso há algum tempo. No princípio apenas com a churrasqueira, ela está cada vez mais sofisticada, podendo ter todo um aparato para o cozinheiro e convidados, algumas vezes mais completo que a própria cozinha.
Ao espaço de lazer, em varandas maiores, além da churrasqueira, muitas vezes aproveita-se para colocar um SPA ou transformá-la em espaço mais zen…
A varanda pode ser uma ótima opção de espaço para descansar ou para uma conversa com amigos.
Com a decoração adequada, esse espaço pode se tornar muito acolhedor, independente do tamanho.
Com a diminuição do tamanho das residências, a varanda veio suprir uma necessidade, não somente de espaço, mas de um lugar aconchegante e charmoso para receber amigos e familiares.