O sofá é uma das peças mais usadas da casa; ao receber visitas ou no final do dia, é o ‘melhor lugar do mundo’. Então, na hora de escolher o seu, não deixe de sentar-se neles na loja. É muito mais importante sua comodidade que a estética; claro que se podemos uni-las seremos mais ‘felizes’.
O sofá é a peça maior da sala, é o que geralmente define o estilo da decoração e, por essa razão, temos que dar uma atenção especial a sua escolha. Temos alguns itens importantes a serem levados em consideração, dentre eles, conforto, tamanho, cor, tecido e, claro, o preço.
O estilo e o gosto pessoal são sempre importantes para serem levados em consideração e, normalmente, são. A decoração de toda a casa é sempre baseado nisso e o sofá não será exceção. Os clássicos, os ultra modernos, os antigos…
Mas antes de decidir baseado em beleza ou tamanho, o melhor é se sentar nele; com isso vamos ter ideia da ergonomia, se o assento não é muito profundo, muito duro ou macio demais, se não é muito alto ou baixo… Com isso evitaremos ter em casa um móvel onde ninguém consegue ficar sentado mais que meia hora, ou, quando termina o filme, a dor nas costas não nos deixa sair dele…
Para a sala de TV a espuma deve ser mais mole, devido ao conforto que proporciona a quem vai passar períodos longos sentado, ou até deitado. Na sala de estar, pode ser mais dura.
Para ter ideia do tamanho, um truque usado por decoradores, é usar um lençol estendido no chão, a partir daí, pode-se ter uma ideia do espaço que ele pode tomar; sem exagerar num sofá que ocupe toda a sala, ou que fique muito pequeno e ‘acanhado’ no ambiente. Com isso já temos a medida ideal do móvel.
Os tons neutros são mais práticos, por serem atemporais e não brigarem com outros itens do ambiente. Para deixar o ambiente mais atual ou colorido, podemos usar tapetes, almofadas ou mantas coloridas. Com isso teremos um ambiente sempre atual e a possibilidade de mudar o ambiente sem gastar uma fortuna.
Os tons de bege estão sempre em evidência. As tendências atuais são tonalidades de cinza e de azul. Mas há quem não resista a um sofá vermelho, por exemplo, e temos que admitir que pode deixar o ambiente charmosíssimo.
O tecido é outro item que deve ter uma atenção especial. Os sintéticos são mais fáceis de limpar. No caso de um sofá branco, por exemplo, é melhor que seja em couro ou couro ecológico, pois não vai absorver a sujeira e um pano úmido geralmente pode removê-la.
Mas, o melhor mesmo, é a hora em que você vê a sua sala com aquele móvel maravilhoso e pode relaxar, desfrutando de toda aquela comodidade.