Quem não gosta de tomar um bom vinho no friozinho? Tem coisa mais gostosa que um jantar ou mesmo beliscos regados a essa bebida dos deuses? Pois bem, para desfrutar de uma boa garrafa de vinho não depende apenas da escolha acertada da marca ou do ano de colheita mas também depende, e muito, da forma como o armazena. Primeiro deve-se escolher um local protegido da incidência direta da luz do sol ou artificial.
Essa ideia de fazer um abrigo subterrâneo para as garrafas além de funcional, otimiza a área dentro de casa e fica lindo! O fator proibitivo nesse caso é o bolso, mas para quem é apreciador da bebida e precisa de um bom espaço para armazenamento pode ser uma excelente opção!
Outra opção bem interessante é coloca-las em ripas na parede! Além de economizar o espaço de um ambiente, fechado com alvenaria especialmente para abrigar suas garrafas; você pode coloca-las na sala e ainda tem efeito decorativo!
Na Mostra Black do ano passado, eu me encantei com a adega no ambiente do Roberto Migotto! Feita toda de espelhos, inclusive o piso, quando você entra no ambiente fica difícil identificar onde está o final dele. Além disso, elas estão presas pelo bocal, o que nos da a sensação de que ela estão flutuando!
A adega abaixo foi projetada pelas arquitetas Deborah Wilcox e Beatriz Slaib para a Casa Cor. As garrafas estão armazenadas em uma estrutura feita em aço corten, formando um jogo da velha, a iluminação tem spots embutidas e cordões luminosos que não comprometem a qualidade do vinho. O detalhe do nicho no piso da adega com fechamento em vidro, para armazenagem das rolhas ficou lindo!