Com a aproximação do verão, aumenta a preocupação com o calor no interior das residências. O alto custo da energia elétrica torna quase proibitivo o uso constante do ar condicionado, nos leva a buscar alternativas para amenizar a temperatura interna nas construções.
Se você está pensando em construir, seguem algumas sugestões que podem ajudar a amenizar esse problema, diminuindo a necessidade do uso de ar condicionado e mesmo de iluminação artificial, que normalmente aquecem o ambiente:
Direcionar a construção de acordo com a incidência solar e direção dos ventos, diminuindo o calor solar no interior e melhorando a circulação do ar, que também pode ser favorecida com o posicionamento de portas e janelas mais amplas em paredes opostas que, abertas simultaneamente, vão favorecer na ventilação cruzada. Um pé direito mais alto (maior distância entre o piso e o teto) também ajuda a manter uma temperatura mais agradável.
Um artifício muito usado em áreas mais quentes, é a abertura na parte superior do ambiente, já que o ar quente tende a subir e, nesse caso, é ‘empurrado’ para fora pelo ar mais frio na parte inferior.
Telhas cerâmicas e isolamento térmico no telhado são indicados também para evitar o aquecimento. Casas de bloco cerâmico e pintura externa clara também mantém o ambiente mais fresco. O piso frio no interior da residência também ajuda muito. O telhado verde, como falamos em post anterior, é uma ótima opção.
Claro que árvores de médio porte, na área externa, sombreando o entorno vão diminuir a incidência dos raios solares no interior e refrescar o ambiente.
Mas se sua casa já está pronta e você quer ‘amenizar o clima’ nos ambientes internos, aqui vão algumas sugestões:
- Guarde os tapetes felpudos e escuros, use os mais curtos e claros.
- Troque as capas de almofadas mais pesadas, prefira as de algodão e seda.
- Cortinas de tecidos leves e vazados facilitam a ventilação.
- Deixe portas e janelas abertas para circulação do ar.
- Nas janelas com incidência direta do sol, podemos usar um blackout, películas reflexivas, como as dos carros, ou cortinas e persianas com material específico para bloqueio solar.
- Plantas e fontes no interior da casa também criam um microclima mais agradável.
- Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de led, estas últimas são supereconômicas.
Acho que podemos encontrar uma solução para nos adaptarmos nesse verão; afinal, nossos antepassados não tinham ar condicionado e passaram por vários verões nesse nosso país tropicaliente.