Casa Sharifi-há, em Teerã, projeto do Next Office Studio, tem uma fachada rotatória que varia conforme a vontade do proprietário, possibilitando assim controlar a temperatura interna, adaptando-a às flutuações do clima nas estações mais quentes ou geladas da região, deixando os ambientes abertos no verão ou girando para dentro, fechando-os durante o inverno.
A abertura e fechamento da fachada do edifício foram inspirados na tradição das casas iranianas, que tem duas salas: uma para o inverno e outra para o verão.
‘Com um terreno estreito em comparação com sua profundidade, a transformação de uma fachada tradicional em uma tridimensional se tornou indispensável’, disse a arquiteta Alireza Taghaboni, do Next Office, que chegou a refazer o projeto 16 vezes até chegar a uma solução viável e satisfatória para o cliente.
As três plataformas rotatórias são a sala do café da manhã, a sala de visitas e o home Office, do primeiro ao terceiro andar, respectivamente. Cada uma delas tem uma porta lateral que dá acesso ao terraço, quando aberta e ao interior da casa quando fechada.
O mecanismo giratório é alemão, utilizando o sistema usado em sets de filmagem e plataformas de exibição de automóveis em feiras para esse propósito.
Os ambientes internos foram divididos em dois blocos, anterior e posterior, com um vão central assegurando a entrada de luz em toda a casa quando a fachada não está aberta.
Janelas internas e varandas permitem a visão entre os vários ambientes e andares. A ligação entre os cômodos e balcões internos é através de pontes, que cruzam o vão central.
Os dois subsolos são dedicados a fitness e lazer, com piscina, sauna, sala de fitness e mesas de bilhar. A iluminação natural desses andares é através do fundo de vidro de um espelho d´água, que fica no térreo.
Os dois últimos andares são a área íntima, com a suíte máster, cozinha e estúdio da família no quarto andar e mais três suítes, dispostas ao redor do living, no quinto. A garagem e as dependências de empregados ocupam o térreo.