Na hora de decorar a casa poucas coisas são mais pessoais do que as cores de sua preferencia. Comece a trabalhar a partir de uma roda de cores. Existem 4 tipos de esquemas que você pode montar:
MONOCROMÁTICO: O esquema monocromático usa cores tom sobre tom adicionando branco ou preto para clarear/ escurecer a cor.
ANÁLOGO: O esquema análogo utiliza cores que estão lado a lado na roda de cores, por exemplo: o azul pode ser usado com verde ou com roxo, ou vermelho com roxo ou laranja. Assim você terá um ambiente tranquilo e harmonico.
CONTRASTE: Trabalhar com contrastes é um pouco mais dramático. Você pode utilizar cores como verde e azul, vermelho e purpura, amarelo e laranja. Isso trará mais cor e energia para a atmosfera da sua casa.
COMPLEMENTAR: Por ultimo, temos o esquema complementar onde são utilizadas cores opostas como roxo e amarelo, vermelho e verde. Isso vai criar um ambiente de cores forte e ousado.
FATORES A CONSIDERAR:
Se você deseja introduzir um pouco mais de cor ao seu ambiente, pode começar adicionando um pouco de brilho. Se você se sente mais confortável com paredes claras, olhe para seu mobiliário, acessórios e tapetes para adicionar cores. Se o seu estilo é mais ousado escolha uma parede escura e as demais claras, se você é mais discreto prefira tons iguais e neutros.
ILUMINAÇÃO- Um elemento importante na escolha da cor.
A iluminação é um aspecto a ser considerado em qualquer decoração dentro de casa e não deve ser menosprezada. A luz reflete e desvia a cor, mudando constantemente durante os períodos do dia. A cor violeta por exemplo, pode parecer azul em um ambiente e ter muito mais vermelho em outro.
FAÇA SIMULAÇÕES.
Teste com amostras de tecido de diversas cores juntas, faça desenhos de planos coloridos para ver qual composição lhe agrada, se ficarem bem no papel tente fazer amostras de cores em sua parede.
SEPARE O TÉRREO DO PAVIMENTO SUPERIOR.
O térreo e superior são duas entidades distintas e devem ser tratados como tal. Prefira tons neutros na entrada, já no superior, composto na maioria das vezes por quartos e áreas íntimas, que muitas vezes podem ter diferentes cores e contrastes.
Escolher as cores dos seus ambientes deve ser algo, no mínimo, agradável. Então não se apresse, visite a loja de tintas, busque referencias, leve amostras de cor para sua casa. Estas sugestões são uma forma de ajudar a escolher as cores adequadas, servem para orientar mas não são regras que devem ser seguidas a risca. Portanto, arrisque-se, experimente e siga seus instintos.
Pingback: Como usar amarelo na decoração | Minha casa, minha cara