Para concretizar é preciso planejar, e o primeiro passo na hora de construir é se atentar em como escolher o terreno para seu imóvel. Escolher o terreno ideal exige uma preocupação maior do que simplesmente o preço inicial do lote.
VERIFIQUE A TOPOGRAFIA- Nunca adquira um terreno sem antes ir até o local, verificar as condições e topografia, o ideal é que ele esteja no nível da rua ou mais alto, para evitar alagamentos na sua casa e até por questões estéticas, para que não dê a impressão de que a construção está “enterrada”. Caso o desnível seja muito grande, também teremos gastos extras com terraplenagem, um terreno de 350m² com 1 metro e meio de desnível entre a frente e o fundo já é um nível razoável, o ideal é que não passe muito disso.
ATENTE-SE A DOCUMENTAÇÃO- O passo seguinte é verificar a documentação. Confira no Cartório de Registro de Imóveis se o terreno está registrado e peça uma certidão de propriedade, com negativa de ônus e alienações, para ter certeza que ele está desembaraçado. Não esqueça de verificar as guias de IPTU (ou ITR).
OBSERVE O ENTORNO- Outros aspectos importantes a serem observados são: se a área é suscetível a enchentes em alguma época do ano, se existe fácil acesso para a chegada dos materiais e ainda se ligações de luz, água e esgoto já foram disponibilizadas pela prefeitura. A maioria dessas informações é conseguida conversando com vizinhos e pessoas que já moraram no local. Aquele terreno de frente para o lago por exemplo, pode a primeira vista lhe parecer ideal, mas cuidado! Muitos deles tem uma área de proteção que além de apresentar muitas restrições de uso, podem até exigir aprovação em orgãos específicos que podem levar mais tempo e encarecer a sua obra.
ATENÇÃO AS REGRAS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO- Comprou o terreno ideal para construir um hotel, na frente da estrada, fácil acesso, mas não pode fazer mais que um andar ou ocupar mais que 40% do solo? Atenção REDOBRADA para taxa de ocupação e gabarito neste item, principalmente para estabelecimentos comerciais, industriais e de serviço que podem ser restritos pelo categoria de uso do zoneamento.
LOCALIZAÇÃO: Este é um item pessoal, a localização do terreno deve atender as questões de necessidade do morador da edificação. Supermercado próximo, colégios, universidades, hospitais, pontos de ônibus, etc… Analisar a intensidade do tráfego, avaliar a distância entre o local de trabalho, se há algum lugar na vizinhança que possa atrair muito barulho/ movimento noturno.