As cortinas são um importante complemento na decoração, dando um acabamento elegante a qualquer ambiente, deixando-o mais sofisticado. Mas sua função primeira, geralmente, é barrar, total ou parcialmente, a luz externa e proteger do sol. As cortinas com blackout são muito usadas em dormitórios ou salas de TV, por exemplo.
As persianas também são bastante usadas e deixam o ambiente mais atual e, hoje em dia, encontramos modelos com os mais diversos efeitos.
Persianas combinadas com cortinas, que podem ser de tecidos muito leves ou mais pesados, dependendo do efeito final desejado, deixam o ambiente sempre mais charmoso. Como nessa sala , com persiana de madeira e cortina de linho. Observem que o tecido da cortina é bem leve, contrastando com o peso da madeira.
Além de cumprirem o papel de equilibrar ou vedar a iluminação natural, as cortinas servem para dar privacidade, dividir ambientes, destacar ou esconder a vista da janela.
Escolher uma cortina é uma tarefa complexa. Além do tecido, existem vários tipos de acabamentos para as cortinas, com pregas, argolas, botões, ilhós… Tudo pra deixar essas peças tão importantes ainda mais charmosas. Vamos mostrar aqui os mais usados:
Pregas americanas: Modelo clássico, tem detalhes feitos com três preguinhas. Geralmente usada com forro, o que favorece o caimento.
Pregas fêmea: O volume dos tecidos vai para a parte de trás e a cortina fica com caimento reto.
Pregas macho: O volume concentra-se na frente, produzindo caimento reto e elegante. É um dos acabamentos mais usados, pois não gasta muito tecido.
Painel: Geralmente usado com tecidos mais encorpados, como lona ou tela. Fica bem em decorações modernas.
Argolas: São presas ao varão para suspenderem o tecido. Argolas podem de metal ou madeira, dependendo do estilo do ambiente e da cor do varão.
Ilhós: Indicados para cortinas pouco utilizadas e mais decorativas, pois com o tempo podem ficar mais difíceis de correr no varão.
Passantes de tecido: Dos modelos mais simples, mas são mais utilizadas como xales, ou janelas que não sejam muito usadas, pois suas alças não deslizam bem no varão.
Tecido inteiriço: Acabamento mais simples, mas atual e elegante. O ideal é que seja usada somente como função decorativa, pois também tem deslizamento difícil no varão.
Cortinas, apesar de parecer simples, é um assunto vasto com escolhas que vão desde cores/ tecidos/pregas/ instalação e envolvem projeto complementares como forro de gesso/ cortineiro, iluminação… O ideal é que sempre se possa contar com a ajuda de um profissional especializado, pois aqui falamos “genericamente” mas cada ambiente tem uma iluminação diferente, uma composição diferente.
Beijos!!!
Referências: Casa Abril , Assim eu gosto