Mais de mil anos atrás construções já eram feitas com madeira. Hoje, na Alemanha por exmeplo, cerca de 20% das residências são feitas com esse recurso natural. Embora o Brasil tenha herdado uma tradição construtiva com alvenaria de tijolos (de barro agora cerâmicos) a madeira habita o nosso imaginário quando o assunto é casa: remete à natureza, aconchego e conforto. Porém, ainda existem muitas dúvidas que cercam o uso deste material, principalmente em construções contemporâneas. Aqui, separamos 10 dúvidas gerais com respostas:
Qual a diferença entre piso laminado e maciço? O primeiro, é revestido com uma lâmina de madeira decorativa, instalado por encaixe. Pode cobrir pisos existentes de cerâmica desde que corretamente nivelados. Já os maciços utilizam madeira nativa e apresentam diversos formatos, tais como tacos, assoalho, parquês; sua instalação normalmente é feita com a colagem e o contrapiso deve estar nivelado e livre de umidade.
Posso usar madeira em banheiros e cozinha? Em áreas molhadas da casa é preferível restringi-las as paredes, sem encostar no piso para evitar o contato frequente com a água direto. O ideal também é que tenham recebido tratamento fungicida.
Em que ambientes a madeira vai bem como revestimento? Qualquer ambiente que aplicada, a madeira vai deixa-lo mais aconchegante. Otimizar seu desempenho acústico também, por isso ela é bastante utilizada em home theathers, mas seu uso não é restrito. Pode ser aplicada em hall de entrada, quartos, living.. use e abuse porque deixa qualquer ambiente lindo! Só tome cuidado com a cor da madeira para não escurecer muito a casa.
Qual a frequência de manutenção se aplicada em áreas externas e fachadas? Caixilhos e portas expostos as intempéries pedem manutenção anual. Pisos, decks, requerem cuidados a cada nove meses com lixamento e aplicação de verniz especifíco.
Como proteger portas, janelas e estruturas das intempéries? O tratamento em autoclave e metais pesados é recomendado em casos de exposição intensa ao sol, chuva ou a maresia. Para madeiras menos expostas, verniz ou stain. Dependendo do caso, combinam-se ambas as precações.
Que cuidados adotar em bancadas? Escolha uma madeira densa, que absorve menos água. Exemplo: Sucupira, Jacarandá, pínus e eucalipto. O tratamento com silicone é o mais adequado – pode durar até cinco anos.
Como se prevenir contra cupins? A principal medida é a especificação de madeiras resistentes (ipê, aroeira, jatobá, itaúba, peroba-rosa, entre outras..). Se notar o ataque o ideal é chamar uma empresa especializada em pragas.
Fonte: Revista Casa & Construção, Casa Vogue e Casa Claudia