Desde a antiguidade, os reis e os poderosos construíam templos para adorar as divindades, para agradecer por graças concebidas, para ‘pagar’ seus pecados e por aí afora. Sempre com muito luxo, demonstrando como valorizam a Deus ou aos deuses.
Por toda a Europa temos testemunhos dessas grandiosas ‘homenagens’, especialmente pelos cristãos. Como a maravilhosa igreja de Milão.
A da Sagrada Família, em Barcelona, até hoje inacabada devido aos detalhes infinitos, seguindo o projeto de Gaudi, modificado e atualizado, ainda levará muitos anos para ser concluída.
Ou a famosa Catedral de São Basílio, em Moscou
Há a pitoresca igreja construída na rocha, em Luxemburgo.
A igreja de Las Lajas, na Colômbia, é também muito imponente.
Na Islândia, a arquitetura das igrejas também se destaca. Como na famosíssima igreja luterana de Hallgrimur.
Ou a de Stykkishólmur, também luterana.
A Igreja Ucraniana Católica de St. Joseph, em Chicago, tem uma arquitetura muito original.
A belíssima Capela da Academia de Cadetes da Força Aérea, no Colorado, Estados Unidos.
Nos tempos modernos o luxo foi sendo substituído, especialmente as grandes quantidades de ouro, por uma arquitetura mais ousada e um dos exemplos disso é a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora de Aparecida, em Brasília.
A Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro, uma construção cônica que lembra a Torre de Babel, também é um exemplo.
No Japão, a Capela Espiral de Hiroshima é uma das mais inusitadas.
Mas a Igreja Cardedeu, em el Salvador, é uma das mais ousadas.
A adoração a Deus, além de trazer paz e conforto ao espírito, também nos dá a oportunidade de admirar e desfrutar das maravilhas da arquitetura.