As sedes de governo, que normalmente são as residências dos governantes, sempre despertam curiosidade. Geralmente são palácios com interesse arquitetônico e, além de sua própria história, suas salas são palcos de decisões que direcionam o destino do país.
Casa Branca – USA
Foi construída entre 1792 e 1800, projetada pelo irlandês James Hoban. Os ocupantes têm permissão para fazer algumas reformas, personalizando sua residência temporária.
Palácio do Eliseu – França
É a residência oficial do Chefe de Estado francês. Foi projetada no século 18, por Armand-Claude Mollet, e sofreu inúmeras modificações desde então. Ficou desocupado durante a II Guerra e voltou a ser ocupado em 1946.
Castelo de Praga – República Tcheca
É uma das construções mais importantes da cidade, fundado no século IX. Era uma fortificação, de onde se podia controlar as embarcações que cruzavam o rio. Tornou-se residência oficial do presidente em 1918. Ocupa uma área de 72,5 mil m², considerado o maior castelo do mundo pelo Guinness Book.
Grande Palácio Real de Bangkok – Tailândia
É um conjunto de edifícios que serve como residência para o rei da Tailândia, cuja construção teve início em 1782. No entanto, após a morte do Rei Rama VIII, em 1946, seu sucessor decidiu mudar para o palácio de Chitralada. O Grande palácio ainda é usado para muitos rituais reais todos os anos.
Castelo de Buda – Hungria
O castelo, construído pelo rei Béla IV no século XII, sofreu graves danos durante a II Guerra e teve várias partes totalmente refeitas, como sua cúpula que havia sido totalmente destruída. Na verdade, desde 1945 não é mais usado como residência, mas o complexo abriga vários museus e igrejas.
Palácio da Alvorada – Brasil
Inaugurado em 1958, projeto de Oscar Niemeyer, foi o primeiro edifício construído no Distrito Federal. O então presidente, Juscelino Kubitschek, pediu que construísse um edifício que ainda fosse admirado depois de cem anos.
Casa Rosada – Argentina
Localiza-se na Plaza de Mayo, em Buenos Aires, palco de inúmeras manifestações e protestos. Foi um projeto inicial de Enrique Aberg e alterado por Francesco Tamburini. A cor rosada, segundo uma das versões, se deve ao fato de que as tintas eram feitas a base de sangue de vaca, que dava essa coloração rosada.
Rashtrapati Bhavan – Índia
A ‘Casa do Presidente’ é um complexo, projetado em 1912, pelo arquiteto Edwin Landseer Lutyens, levou 17 anos para ser construído. Serviu como residência para os vice-reis britânicos até 1950. Sua suntuosa cúpula teve sua altura aumentada por Lord Hardinge, concluída em 1929.
Palácio de Bellevue – Alemanha
Concebido pelo arquiteto Carl Gotthard Langhns, foi concluído em 1791, mas, como grande parte da cidade de Berlim, pouco resta da construção original. Seu interior foi remodelado diversas vezes, mas poucos presidentes alemães quiseram morar aí, pois a maioria reclamava da má qualidade das reformas pós-bombardeio.
10 Downing Street – Inglaterra
Residência oficial de Primeiros Ministros da Inglaterra por mais de 300 anos. Por não ter um nome oficial, é conhecida com Número 10. Em 1732, o Rei George II doou três propriedades (uma mansão e duas residências menores) ao governo britânico, que foram unificadas e transformadas na sede do governo.
Bessastõir – Islândia
Curiosamente, não fica localizada na capital, mas em uma cidade vizinha, Álftanes. A construção fazia parte de uma fazenda, que foi confiscada pelo Rei da Noruega, no século 13. A construção do edifício principal foi iniciada em 1761, mas só em 1940, depois de passar por vários proprietários, ela passou a ser a residência oficial de regentes e presidentes da Islândia.
Palácio nacional de Belém – Portugal
O palácio foi construído em 1551, pelo fidalgo Dom Manuel e, no séc. 18, comprado por D. João V. Foram feitas diversas reformas e utilizado com diversos fins. Com a proclamação da república, em 1912, foi designada residência oficial do presidente, mas durante a ditadura caiu em desuso. Com a atual constituição, ele voltou à condição de residência oficial do chefe de estado.
Palácio de La Moneda – Chile
Foi projetado, inicialmente, para abrigar a Casa da Moeda, construído sob a responsabilidade do arquiteto Joaquim Toesca e inaugurada em 1805. Durante o golpe de estado de 1973 foi duramente bombardeado e parcialmente destruído. Foi reinaugurado, em 1981, pelo ditador augusto Pinochet.
Palácio do Sultão – Brunei
O palácio, que é a residência oficial do sultão, contém 1788 quartos, garagem para 110 carros, uma sala de banquetes que acomoda até 4000 pessoas e uma mesquita para 1500. Foi desenhado por Leandro V. Locsin e construído pela empresa fillipina Ayala Internacional, em 1984, a um custo de cerca de 1400 milhões de dólares.