O planeta está testemunhando a criação de um novo paradigma em nossas opções de consumo. Cada vez mais produtos ecologicamente corretos são consumidos em nosso cotidiano. Atualmente até a construção civil está se adaptando a esta tendência. Projetos com telhados verdes e reaproveitamento de águas da chuva tem se multiplicado pelas cidades ao redor do mundo.
Infelizmente a maior procura por itens menos agressivos ambientalmente tem elevado o custo de tais produtos no mercado. Por exemplo, no Brasil, aproveitar contêineres para a construção de casas ainda não é comum, no entanto a procura pelo material nos últimos dois anos fez o preço dos contêineres reciclados subir de R$ 3 mil para R$ 6 mil.
Embora tenha se tornado mais custoso a construção de residencias ecologicamente corretas, a iniciativa é brilhante. Reaproveitar containers para a construção de residencias tem se tornado mais simples (e mais confortável) com o desenvolvimento de novas tecnologias.
Segundo informações do site Arquitetura Sustentável, a arquiteta Lívia Ferraro estudou e apresentou um projeto de casa-contêiner na faculdade. Após o término das aulas, ela resolveu investir em uma empresa pela qual já criou diversas casas com os módulos. Localizado em Florianópolis, o negócio investe em inovação arquitetônica. “Nós já fizemos desde casas compactas, de dois contêineres, até residências de 250 metros quadrados. Costumamos dizer que é como brincar de lego. Só precisamos descobrir novas maneiras de ir encaixando as pecinhas”.
O arquiteto paulista Danilo Corbas também tem buscado a especialização neste tema. Em 2011, com quatro contêineres marítimos, ele construiu sua própria casa. Hoje o espaço está aberto para visitação.
Algumas vantagens da utilização de contêineres em um projeto de arquitetura:
Reutilização de materiais para estrutura da casa: o projeto utiliza containers marítimos em desuso, aproveitando material nobre descartado. Economia de recursos naturais que não foram utilizados na construção da casa: areia, tijolo, cimento, água, ferro etc. Isso gera uma obra mais limpa, com redução de entulho e de outros materiais.
Respeito ao perfil do terreno: mais economia e rapidez na terraplanagem. Em apenas um dia, os serviços de terraplanagem e limpeza do terreno foram totalmente executados.
Impermeabilização máxima de 15% do terreno preserva o solo e lençol freático: o projeto respeita ao máximo o relevo natural do terreno, evitando interferências no solo e no lençol freático. Mais de 85% do terreno fica permeável, contribuindo para absorção da água das chuvas.
Preservação das árvores no terreno e projeto paisagístico para ajudar no sombreamento da construção e amenizar o calor excessivo.
Reuso de água da chuva: Será captada pelo telhado, armazenada e filtrada em reservatório próprio, para uso na irrigação do jardim, limpeza externa, lavagem de carro e máquina de lavar roupa.
Pingback: Arquitetura que limpa o ar
bom dia pode me indicar onde posso comprar container mais em conta?
grato
Rosalvo
Caro Rosalvo, depende da sua localização e para qual tipo de utilização você vai dar ao container, se é para alugar ou para comprar, mas existem algumas empresas que acredito que podem te ajudar:
Grupo Container
Container SA
Ferraro
Espero ter ajudado!
BOA TARDE!
VOU FAZER UMA CASA CONTAINER DE 12M DENTRO DE 2 MESES NA CIDADE DE INDAIATUBA/SP
E AINDA ESTOU FAZENDO ORÇAMENTOS NO PORTO DE SANTOS.
GOSTARIA DE SABER SE JÁ TEM ALGUMA EM INDAIATUBA!? GOSTARIA DE VISITAR.
Olá Bruna, tudo bem? Residência em container eu não tenho conhecimento de nenhuma, conheço apenas o projeto da construtora HCON e do Bar do Porto, que ficam na mesmo Avenida (Eng. Fabio R. Barnabé) em frente ao parque ecológico.
Espero ter ajudado! Bjs!
Bom dia!
Sou uma futura arquiteta que irá começar o TCC ano que vem, e tenho como tema “Arquitetura Modular – Casa Container para Refugiados”.
Gostaria de saber se há algum curso para se especializar nesse tipo de construção?