Na atualidade é natural, e correto, que as pessoas se preocupem cada vez mais com o meio ambiente. E ao contrário do que muitos pensam, ser ecologicamente correto na sua casa não significa necessariamente gastar mais dinheiro, pode gerar muita economia de energia (o que é bom para o seu bolso e para o planeta) além de ser cada vez mais uma tendência como falei nesse post aqui sobre as tendencias para 2014.
Na sua casa as piscinas também podem ser ecologicamente corretas, com a manutenção a cargo de plantas aquáticas, sem necessidade de cloro e do filtro, mantendo sua piscina limpa e conservam uma temperatura refrescante!
Mas como funcionam as piscinas biológicas? Funcionam basicamente como lagos artificiais, que são escavados no terreno e protegidos por uma tela impermeável de elevada qualidade! As plantas aquáticas são colocadas em uma área separada da área de banho e deixam sua piscina limpa através da liberação de oxigênio que caracteriza o processo de fotossíntese.
Foto living by seasons
Quanto custa uma piscina biológica? Cerca de 20% a mais que os modelos convencionais no custo inicial, porém a longo prazo é vantajosa pela economia de energia na manutenção. Mas o custo também varia de acordo com o material utilizado na sua execução, o acabamento em betão por exemplo tem custo mais elevado em relação ao revestimento com tela impermeabilizada). O valor final é em torno de €125 a R$295 o metro quadrado.
Principais vantagens:
- Um ambiente natural, ecológico e saudável, que não requer o uso de produtos químicos ou cloro.
- Em termos estéticos, surge como uma zona tranquila e visualmente apelativa no exterior da casa.
- Custo e tempo de manutenção reduzidos.
- Mais-valia em termos imobiliários.
- As piscinas biológicas ajudam a equilibrar o ecossistema, eliminando a presença de insetos indesejados.
- Apesar do seu aspeto natural e da existência de plantas aquáticas, as piscinas biológicas não atraem mosquitos.
- Mesmo depois de um inverno rigoroso, as plantas voltam sempre a florescer na primavera e não necessitam de ser substituídas.
- A tela impermeabilizada é mais barata do que o acabamento em betão e tem uma maior longevidade.
- Pode criar uma borda em torno da piscina biológica tal e qual os modelos mais convencionais ou deixá-la com um aspeto mais natural.
Principais desvantagens:
- Custo inicial elevado.
- Requer que a construção seja feita por parte de uma empresa especializada em piscinas biológicas. Não existem muitas e as deslocações das mesmas podem aumentar ainda mais o custo final.
- Existência de animais anfíbios na zona das plantas aquáticas, que podem ocasionalmente surgir na zona de banhos.
- É necessário um aspirador para piscinas.
Pingback: Arquitetura que limpa o ar
No Brasil, devido ao clima, para termos uma piscina biológica precisamos, além do filtro biológico, de um sistema de esterelização ultravioleta e de um sistema de circulação eficiente.
Segue link da montagem de uma piscina biológica aqui no país: https://www.youtube.com/watch?v=aYKe561p6DA