Reforma em cocheiras, baias, estábulos – A chave para uma renovação de sucesso!

Você está pensando na melhor maneira de ter baias mais adequadas, bonitas e funcionais para seus cavalos? O ideal é construir um edifício totalmente novo, ou você poderia reaproveitar a estrutura existente e melhora-la? Existem prós e contras para cada uma das opções dependendo da situação em particular, mas em alguns casos, é preferível você aproveitar a estrutura já existente e otimiza-la.

REFORMA DE COCHEIRAS como fazer

O primeiro passo para um projeto bem sucedido é identificar suas necessidades, entender suas vontades e limitações. Cada projeto é diferente, em termos de escopo de trabalho e por isso, cada projeto tem um orçamento diferente também. É fundamental fazer uma avaliação exaustiva do que o cliente quer fazer antes de iniciar uma reforma. Há limites estabelecidos pelo orçamento do proprietário, mas não há limites quanto ao que pode ser feito com cocheiras e fazendas antigas.

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

O fator mais crítico a se considerar em um projeto de reforma é a integridade estrutural do edifício existente. Se o edifício é estruturalmente sólido, com uma boa base, paredes sólidas com sistema de telhado e drenagem bom, pode ser uma vantagem tanto economicamente como esteticamente para prosseguir. Em outros casos, pode ser mais rentável demolir o velho estabulo e começar do zero com um novo edifício. Cada caso é único na qualidade da cocheira, e também no interesse pessoal do proprietário.

cocheiras haras hipicas e fazendas

Para uma reforma de cocheiras deve-se levar em conta, além das parte estruturas existente as questões funcionais como:

  • Tenho espaço suficiente?
  • Algum dos meus espaços está sub-utilizado e eu poderia reaproveita-lo de maneira melhor? Como por exemplo, você pode ter um quarto de sela enorme, porém, falta espaço para o feno.
  • Eu preciso manter as luzes da minha cocheira acesas durante o dia?
  • Minha cocheira tem a ventilação adequada? É necessário o uso de ventiladores?
  • Meu sistema de drenagem atende bem as minhas instalações?
  • Como está a saúde dos meus animais? Eles tem alergias, ou se machucam com frequencia dentro das baias?
  • Que tipo de piso tenho dentro das baias? Ele está adequado ou tem buracos e depressões? Absorvem adequadamente a urina dos animais? São suaves para as pernas e tendões?
  • Os materiais utilizados são adequados? Demandam manutenção frequentemente?
  • Ocorreu algum tipo de acidente ou fatalidade em suas cocheiras que você poderia ter evitado com uma estrutura planejada?
  • Como estão meus acessos? Eles são amplas e evitam acidentes?
  • Qual a impressão que meus clientes tem ao verem nas minhas cocheiras?
  • Minha estrutura fornece o abrigo e qualidade de vida que meus animais precisam?

Um arquiteto especializado em projetos equestres será o seu maior aliado no sentido de ajudar a determinar o melhor curso de ação. Além disso, é importante que ele conheça e tenha vivência com cavalos, assim ele poderá identificar rapidamente quais são as deficiências e potencialidades da sua estabulagem antes mesmo de você começar seu projeto para uma melhor funcionalidade.

 Quer ver mais artigos sobre arquitetura equestre? Confira o site oficial sobre o tema:  http://www.arquiteturaequestre.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post Navigation